Energia elétrica: setembro terá bandeira vermelha patamar 2, com adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou a manutenção da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de setembro. Isso significa que os consumidores continuarão pagando um adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos na conta de luz.

De acordo com a agência, a decisão é resultado das condições desfavoráveis de afluência nos reservatórios das hidrelétricas, que seguem abaixo da média histórica.

Com isso, há maior necessidade de acionamento das termelétricas, fontes de geração mais caras e poluentes, o que eleva o custo de produção de energia no país.

Como funcionam as bandeiras tarifárias

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi desenvolvido para indicar, de forma transparente, os custos variáveis da geração de energia no Brasil. A cor da bandeira (verde, amarela ou vermelha em dois patamares) informa ao consumidor se haverá cobrança extra naquele período.

Na prática, o mecanismo dá ao consumidor a possibilidade de ajustar o próprio consumo diante do aumento de custos. Antes, o repasse só era feito nos reajustes anuais, sem que houvesse um sinal imediato de que a energia estava mais cara.

Uso consciente e sustentabilidade

A ANEEL reforça que o consumo responsável de energia não apenas ajuda a aliviar o impacto no bolso, mas também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Publicidade